CONSELHO NACIONAL

segunda-feira, 5 de março de 2012

EDUCANDO OS FILHOS NO CAMINHO DO SENHOR


EDUCANDO OS FILHOS NO CAMINHO DO SENHOR

MENIBRAC/SP

            Toda educação se dá dentro de um contexto. Por quem e onde é feita a Educação Cristã da Criança e Adolescente?

As pessoas que fazem parte do seu contexto são modelos e padrões que a influenciam. Os primeiros e mais importantes são os pais. Os filhos absorvem as atitudes, o estado emocional e os valores que seus pais vivem.
            A educação não ocorre num espaço vazio. A criança aprende e forma sua identidade dentro de seu contexto sócio-cultural e emocional. A criança cresce e desenvolve sua personalidade na cultura dos pais. Aprendizagem ocorre por meio de contato e convivência com outros “andando pelo caminho” (Deut 6.7). A influência mais importante na vida de uma criança é a de seu lar. È dos pais que a criança aprende atitudes, hábitos e valores.
Moisés passou seus anos de educação formal na cultura pagã e materialista do Egito, mas seu caráter e formação espiritual foram moldados na infância no seu lar (Êx. 2. 9,19). A formação judaica que determinou o curso de sua vida, foi recebida quando ele era criança, através dos pais.

            “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22.6

            Que significa “instruir, ensinar”? Para nós ocidentais, ensinar pode conter a idéia de disciplina, de treinamento. Um cachorro pode sentar, rolar e estender a patinha para cumprimentar alguém porque, foi ensinado a faze-lo. Isso não tem sentido racional para o cão, a não ser receber em seguida um biscoito. È o caso do pai exigente que insiste e obriga o filho a fazer tudo certinho.
Não somos como animais que vivem e agem como são programados a fazer. O desejo do coração de Deus é que o homem carregue a Sua imagem porque ele escolhe fazer assim. Mais do que isso, é desejo de Deus que o homem escolha ser obediente e se separe de qualquer coisa que o distancie da justiça dEle.
O texto de Provérbios que lemos vem de outro mundo, do mundo oriental semita. No mundo hebreu, em particular, “ensinar” se descreve como uma ação de uma parteira que molha a ponta do dedo em azeite, e fricciona o céu da boca do neném recém-nascido para provocar o desejo de sugar o seio da mãe. O versículo quer dizer exatamente isso. Quando fala: “instrui o menino no caminho em que deve andar” está dizendo, “põe no paladar do neném”, “dê de comer ao neném”, ou seja,

“provoque no coração da criança o gosto pelas coisas de Deus, e quando for uma pessoa idosa, nada mais vai satisfazer seus desejos e anseios”.

            Interessante esse “dar-de-comer-ao-bebê” porque, não se dá de comer de qualquer jeito. Quando a mãe prepara a mamadeira, ela vê como está o leite, e percebe se está quente demais, ou frio demais, se está sem gosto, ou se o leite estragou. Isso tudo está na palavrinha “instruir”.

Continua na proxima edição....
Sou Ana Pimentel - Temente a Deus, casada, mãe de 3 lindos filhos (meninos) Coordenadora do Seminário ProCria - Professores de Crianças

Ana Pimentel
Convenção/SP
(11) 8362-4037 / 6817-4822 

Nenhum comentário:

Postar um comentário